Há vários distúrbios intestinais que acometem homens e mulheres de todas as idades.
A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) cita as mais comuns como: Síndrome do Intestino Irritável, Constipação Intestinal e a Dispepsia funcional que é a conhecida má digestão.
A síndrome do intestino irritável provoca dor abdominal, diarreia e prisão de ventre e de acordo com a FBG está muitas vezes relacionada ao estresse e tensão. A constipação intestinal é provocada pela baixa ingestão de fibras, água e sedentarismo o que causa a dificuldade na evacuação, fezes duras e mais ressecadas que o normal, inchaço e dores abdominais.
Já a conhecida má digestão ou dispepsia é aquela sensação de desconforto após as refeições. Isso ocorre porque os alimentos precisam passar pela ação do suco gástrico, caso o estômago seja sobrecarregado ou haja a ingestão de alimentos de difícil digestão ocorre a dispepsia. Neste caso, é comum a sensação de estufamento, desconforto e inchaço na região abdominal.
Esses distúrbios podem ser diminuídos com as mudanças de hábitos diários, mas também podem esconder outros problemas mais sérios, por isso, o ideal é sempre procurar pelo médico especialista: o gastroenterologista.